Aprovado relatório da Subcomissão de Transporte de Passageiros sobre Trilhos



Regina Games, ex-funcionária da CVT, Hugo Leal, Leonardo Quintão, Vanderlei Macris, Marcos Lima e Admar dos Santos, secretário da CVT

31/03/2010 - Assessoria de Imprensa

Os membros da Subcomissão Especial para tratar de Assuntos Relativos ao Transporte de Passageiros sobre Trilhos nas Regiões Metropolitanas (Subtrirm) aprovaram na noite desta terça-feira (30) o relatório final de trabalho. Considerado de grande valia para o planejamento e elaboração de projetos, o deputado Federal Hugo Leal (PSC-RJ) ainda sugeriu que o trabalho seja encaminhado para todos os candidatos ao Congresso Nacional e ao Planalto, como embasamento de políticas para o setor de transportes.


A Subtrirm é subordinada a Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados.


Presidente da Subtrirm, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) abriu a sessão parabenizando o trabalho da subcomissão e em especial ao deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), autor do relatório. “O trabalho foi elaborado com bastante atenção e possibilitará melhor compreensão e ações efetivas sobre o transporte sobre trilhos”, considerou.


O documento é uma avaliação dos transportes de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Belo Horizonte, Coreia e China, onde foram realizadas visitas técnicas.


Leonardo Quintão ajuizou que o relatório foi construído como um “raio-x do sistema sobre trilhos no Brasil”, justamente pelo detalhamento facilitar o entendimento e, assim, suscitar a ação em favor do setor de transporte.


O parlamentar mineiro também explicou que em países desenvolvidos as estações dos transportes sobre trilhos são pensadas em conjunto com o desenvolvimento imobiliário, e que essa iniciativa pode trazer maior progresso ao Brasil.


Para Hugo Leal, parlamentar atuante no assunto de trânsito, o Brasil é carente de um sistema de transporte. “O que falta no país hoje é uma política de transporte urbano. E o transporte sobre trilhos é a grande alternativa.”


Leal pede que o relatório da Subtrirm seja distribuído para todos os candidatos à Câmara dos Deputados, Senado e a presidência da República como contribuição efetiva para a qualidade do setor.


Macris solicitou que a secretaria da CVT prepare o relatório para, quando oficializada todas as candidaturas, ser entregue aos candidatos.


Também participaram da sessão os deputados Fabio Ramalho (PV-MG) e Marcos Lima (PMDB-MG).

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar Neste Blog

Twitter


Facebook

Tradutor

Visitantes

Tempo

Arquivos do Blog

Seguidores


Got My Cursor @ 123Cursors.com