Oposição estuda nova ação contra Lula e Dilma



Brasília (26) - Os partidos de oposição – PSDB, DEM e PPS -, estudam protocolar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima semana, a quarta representação deste ano contra a campanha fora de época realizada pelo governo do PT à Presidência, beneficiando, de forma ilegal, a candidatura oficial.

Nessa representação, a oposição - além mostrar que houve propaganda ilegal -, estuda pedir punição ao presidente pelo "escárnio", como definiu o senador Álvaro Dias (PR), à Justiça Eleitoral. Em evento na cidade de Osasco (SP), na quinta-feira (25), Lula fez piada com a multa que lhe foi aplicada na semana passada pelo ministro Joel Dias, por propaganda fora do prazo fixado em lei. Disse que ia levar a multa de R$ 5 mil para o público presente ao evento pagar.

Ao mesmo tempo em que Lula, em Osasco, mostrava  total desrespeito à Justiça, o TSE julgava outra ação imposta pelos partidos de oposição. Dessa vez, por quatro votos a três, o plenário do TSE aplicou uma nova sanção no valor de R$ 10 mil, por campanha antecipada. A propaganda, segundo a decisão, ocorreu em janeiro na inauguração do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo.
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE) espera, embora ache difícil, que agora Presidente Lula respeite um pouco mais a Justiça brasileira. "O presidente Lula tem dado sucessivos exemplos de desobediência às leis eleitorais. Há mais de um ano, o governo anda o País inteiro fazendo campanha ilegal, paga com dinheiro público. O que o presidente fez em Osasco foi mais um ato de desrespeito, não só com o Tribunal, mas com todos os brasileiros que trabalham, pagam impostos e respeitam as leis".

ESCÁRNIO


Para o senador Álvaro Dias (PR), não resta dúvida sobre o uso da máquina pública para financiar a campanha "ilegal" da ministra Dilma. "O presidente brinca porque não é ele quem paga a conta. Agora, além de ser um escárnio, é uma afronta à legislação e uma forma de desdenhar os julgadores. É um desrespeito que não combina com a imagem de um Presidente da República", afirma.


Na avaliação da senadora Marisa Serrano (MS) é urgente que o presidente aja com responsabilidade. "Com a segunda multa, o TSE mostrou que este País tem leis que devem ser cumpridas por todos. Lula é um cidadão, não é por ser presidente que está acima dos demais brasileiros. Deviam partir dele os melhores exemplos".


O deputado federal José Aníbal (SP) define o desrespeito do presidente como uma atitude absolutamente irresponsável. "É a atitude de um presidente autoritário que não respeita as instituições. Ele é um transgressor, mas a Justiça Eleitoral não se intimidou e mostrou que não irá se intimidar", declara o deputado.


Fonte: Agência Tucana

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar Neste Blog

Twitter


Facebook

Tradutor

Visitantes

Tempo

Arquivos do Blog

Seguidores


Got My Cursor @ 123Cursors.com