Macris critica intenção do presidente em vetar reajuste para aposentados

06/05/2010 - Assessoria de Imprensa

Os deputados federais aprovaram nesta terça-feira (4) 7,72% de reajuste para as aposentadorias da Previdência Social acima de um salário mínimo. Mas segundo um auxiliar direto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva vetará o percentual caso seja também aprovado pelo Senado, o que para o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) demonstra a “falsa atenção” do presidente aos aposentados.
 O índice foi incluído na Medida Provisória (MPV) 475/09 e corresponde à inflação acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 80% da variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2008 para 2009.
A emenda do líder do PPS, Fernando Coruja (SC), que acaba com o fator previdenciário a partir de 1º de janeiro de 2011 também foi aprovada. Ela havia sido retirada de tramitação preliminarmente pelo presidente Michel Temer, que considerou o tema estranho à MPV. Mas no último dia 27, o Plenário havia aprovado recurso para permitir sua análise pelo relator, o líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP) - para entender melhor o debate sobre esse assunto em plenário, veja o vídeo abaixo
Em matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo neste dia 5, um auxiliar direto do presidente da República, que não teve o nome divulgado, informou que o reajuste será vetado. “Assim derrubaria os 7,7% e o fim do fator previdenciário”, publicou o jornal.
O deputado Vanderlei Macris ressalta que é importante a observação do percentual concedido nos últimos 15 anos. “Compare os reajustes para os aposentados. De 1995 a 2002, os benefícios acima de um salário mínimo tiveram um reajuste real de 18,81%, enquanto que no período Lula, o reajuste real foi de 3,5%.”
Macris ainda lembra a “diferença dos períodos”. “Naquele momento [FHC], ainda tínhamos um período inflacionário, hoje não temos aquela crise, e isso porque o PSDB deu fundamentos para um cenário promissor. Ainda assim, o presidente diz que vai puxar o tapete e enfatiza a falsa atenção aos aposentados”, considerou.  

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar Neste Blog

Twitter


Facebook

Tradutor

Visitantes

Tempo

Seguidores


Got My Cursor @ 123Cursors.com