Macris entrega documento para atenção à saúde mental ao Presidente da Câmara




27/05/2010 - Assessoria de Imprensa

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), juntamente com outros parlamentares paulistas, entregou, nesta quarta-feira (26), na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), um documento elaborado por especialistas participantes da audiência pública Exercício da Cidadania e Atendimento Psiquiátrico no Brasil ao presidente Michel Temer (PMDB-SP). Entre outras proposições, o ofício sugere a “adoção de uma política própria por cada ente federativo na condução do atendimento aos portadores de transtornos mentais, segundo as necessidades locais e regionais”.
A audiência Exercício da Cidadania e Atendimento Psiquiátrico no Brasil foi realizada com o objetivo, de acordo com os realizadores, de debater as dificuldades e as experiências frustradas de políticas que vem sendo adotadas no Brasil e no mundo.
O chefe do Departamento de Psiquiatria de Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, professor Sergio Tamai, explicou que 21% da população brasileira necessitam de atendimento em saúde mental. Mesmo com o percentual expressivo, Tamai destacou que os dados do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) em avaliação aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), da política atual do governo federal, evidenciam que 66,2% dos serviços não possuem registro no próprio conselho e que, em 16,7% dos centros, não havia nenhum médico responsável. “Uma falta grave”, considerou o professor.
Munidos destas informações, os deputados Vanderlei Macris, Carlos Sampaio (PSDB-SP), Dimas Ramalho (PPS-SP) e Walter Ihoshi (DEM-SP) assinaram o documento elaborado por especialistas e se dirigiram ao presidente da Câmara Michel Temer para solicitar apoio da Casa e encaminhar ao presidente da República, ao ministro da Saúde, ao presidente do Conselho Nacional de Saúde e ao presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Na visão do deputado Vanderlei Macris, a saúde mental é um assunto sério e delicado. “Temos que ter estrutura e profissionais realmente dedicados focados nesta área da medicina, que tenham compromisso e saibam lidar com as situações em benefícios destes cidadãos em todo o país”.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar Neste Blog

Twitter


Facebook

Tradutor

Visitantes

Tempo

Seguidores


Got My Cursor @ 123Cursors.com